O que saber na hora de comprar um carro e fazer uma boa compra.

Você vai trocar o seu possante ou vai comprar o seu primeiro carro? Com certeza este é um momento de muita alegria, mas é importante tomar cuidado para não se empolgar demais e acabar fazendo uma compra ruim. Antes de comprar um carro é necessário prestar atenção em diversos fatores, que vai desde a negociação com o vendedor até mesmo o estado em que o automóvel se encontra.

 

O que observar antes de comprar um carro varia se o veículo é novo ou usado. Com algumas dicas simples é possível garantir uma boa compra. Confira abaixo o que saber na hora de comprar um carro:

 

Dicas para comprar um carro novo

Para comprar um carro novo, você pode procurar uma financeira ou uma empresa de consórcio. Nesta primeira opção, você deve conferir principalmente a taxa de juros cobrada nas prestações, pois há casos em que o valor final do carro se aumenta o dobro do preço vendido incialmente.

Além disso, também é recomendado fazer um test drive no veículo para sentir como é dirigi-lo. Verifique se o carro tem o tamanho, equipamentos e desempenho que atendam às suas necessidades para o seu dia a dia.

Dicas para comprar um carro usado

1- Faça o test drive

 

Antes de comprar um carro usado, você deve começar fazendo um test drive para verificar se ele está em bom estado. Analise qual é a quilometragem do veículo, se os frios e as demais ferramentas estão funcionando corretamente.

2- Verifique se o veículo foi batido

 

Se um carro usado tiver sido batido ou passado por um acidente, você poderá notar isso nos detalhes. Por exemplo, um carro com a área interna com cheiro de mofo e carcaça enferrujada dá sinais de que já passou por uma enchente. Também é indicado ver se a pintura do veículo tem algum descascado ou relevo na lataria, o que mostra que a área foi recuperada. O mais recomendado é que o veículo seja submetido a uma vistoria em uma oficina de confiança.

3- Analise o estado geral do veículo

 

Mesmo que o carro não tenha passado por um acidente, pode ser que ele esteja mal conservado por conta do descuido do seu dono. Portanto, veja o manual do veículo e certifique-se que ele passou por todas as revisões necessárias. Analise também se o carro tem ferrugem nos cantinhos, debaixo do assoalho ou das guarnições, se há extintor, o triângulo, o macaco, a chave de rodas e o estepe em condições de uso.

4- Confira o motor do carro

 

Antes de comprar um carro usado, você deve verificar se o mesmo não tem o motor turbinado. Afinal de contas, a legislação brasileira não permite que seja feita a adulteração de suspensão ou do motor. Veja se o carro demora para ligar ou existem folgas no motor, analise a suspensão em terrenos irregulares, além de observar eventuais ruídos no carro.

5- Consulte a documentação do carro

 

Para não comprar uma encrenca, é recomendado consultar a documentação do carro antes de comprá-lo. A documentação do carro como, por exemplo, IPVA e licenciamento devem ser consultador no site do DETRAN para verificar se está tudo em dia. Por fim, veja também se há alguma dívida de multa e consulte a placa para ter certeza de que o veículo não foi roubado.