Dicas para manter seu carro com uma pintura impecável.

Dicas para cuidar da pintura do carro

O seu carro é novo ou acabou de passar por uma reforma? Para deixa-lo sempre bonito e impecável é preciso tomar alguns cuidados para mantê-lo em bom estado, cuidando das ferramentas interiores e também da parte estética. Afinal, uma pintura malconservada por desvalorizar o veículo caso você queira vendê-lo no futuro.
A pintura do carro fica exposta o tempo todo, ou seja, está sempre correndo o risco de sofrer algum dano, logo é preciso que você esteja atento para preservá-la sempre em bom estado. Quer deixar a pintura do seu carro impecável? Confira abaixo dicas para cuidar da pintura do carro:

1- Lave o carro à sombra

Para que o seu carro esteja sempre com a pintura brilhante, você deve lavá-lo sempre à sombra e estando frio. O ideal é lavar o automóvel entre uma vez por semana a uma vez por mês, dependendo da quantidade de sujeira acumulada. Lave o carro com água em pressão moderada e sabão neutro ou específico para veículo. Mas, cuidado para não usar um produto com metacil, um detergente na cor rosa, que facilita a lavagem, porém é abrasivo para a lateria. O sabão em pó também é agressivo para a pintura.

2- Aplique cera no carro.

A cera é um bom produto para cuidar da pintura do carro e mantê-la brilhando. É indicado aplicar a cera apenas depois que o automóvel estiver totalmente limpo e seco. A cera deve ser aplicada a cada dois ou três meses, tendo capacidade para proteger o carro da exposição solar, que queima a pintura e prejudica a cera vinda de fábrica. Aplique a cera no carro em pequenas quantidades e com uma flanela, tomando cuidado para não deixar manchas.

3- Faça polimento.

Se o brilho do carro não estiver conforme você quer, uma alternativa para cuidar da pintura do automóvel é fazer um polimento, que funciona como uma revitalização ou espelhamento. Este procedimento é abrasivo e deve ser realizado por um profissional especializado em funilaria e pintura, e pode remover desde manchas até riscos leves. O polimento caracteriza-se como a retirada de uma fina camada de tinta do veículo, o que só deve ser feito se a pintura estiver muito danificada.

4- Conserte os danos externos do carro.

Se o carro tiver riscos ou amassados na lataria é recomendado consertá-los o mais rápido possível, pois eles podem facilitar a oxidação da área externa, fazendo com que a pintura adquira uma aparência de ‘’enferrujada’’. Caso os danos tenham sido leves, o ideal é que o reparo seja realizado com o martelinho de ouro, enquanto que as situações mais graves devem ficar a cargo das funilarias.

5- Mantenha o carro bem conservado.

Para cuidar da pintura do carro é recomendado tomar alguns cuidados no dia a dia. Quando não estiver usando o automóvel, o mais indicado é guardá-lo em um local com cobertura. Assim, você evitar que ele fique exposto ao sol ou chuva, além de prevenir contra riscos e amassados. Veja se a garagem tem pilares de sustentação e é espaçosa para que as portas sejam abertas sem bater nas paredes. Ao estar o carro na rua, indica-se deixa-lo na sombra. Também é possível usar uma capa protetora em casa para aumentar a proteção do veículo.