Cambio automático ou manual? Quais são as vantagens de cada um!

Atenção!

 

Uma grande questão envolve o mundo dos carros:

 

Qual o melhor, câmbio automático ou o câmbio manual?

 

Claro que a sua preferência vai contar na hora de escolher o seu carro, mas venho nesse artigo comparar os dois tipos para que você possa ver os principais pontos que estão em pauta no momento.

 

Para se ter uma idéia de como essa questão é polêmica, as principais montadoras, como BMW e a Ferrari, retiraram os câmbios manuais dos seus esportivos e isso causou, não uma revolta, mas um questionamento por parte dos consumidores e os responsáveis tiveram que vir a público para dar uma boa explicação.

 

Confira agora a comparação entre os dois tipos de câmbio:

 

 

> Conforto no dia a dia

 

Quem nunca passou por um engarrafamento não é? E o pior, em algumas cidades todos os dias têm engarrafamento e isso dificulta muito a volta diária para casa. Além do estresse do engarrafamento, a necessidade de ficar apertando a embreagem  e passar a marcha para arrancar com o carro, você pode achar que não, mas esses movimentos cansam demais.

 

Talvez, por isso, essa seja a justificativa mais usada pelos consumidores na hora de escolher o carro com o câmbio automático.

 

Com esse câmbio você pode deixar o seu pé esquerdo descansando (sem estar em cima da embreagem) e não precisa desengrenar,o que, pode acreditar, impede muita dor no ombro de diversos motoristas.

 

Câmbio automático 1 x 0 Câmbio manual

 

> Maior controle do veículo

Cambio automático ou manual?

 

 

As vezes estamos tão acostumados com a rota que vamos acelerando ali e tudo normal e de repente você volta para a realidade, percebe que está na quarta marcha e que o carro não ficou mais rápido porquê você não mudou a marcha.

 

Isso é ruim?

 

Só você quem pode responder, mas o fato é que com o câmbio manual, você conseguirá controlar melhor a velocidade, principalmente se estiver distraído (o que não deve acontecer nunca), pois você só conseguirá aumentar a velocidade se passar a marcha e isso te fará prestar atenção no velocímetro.

 

Já no carro automático não existe esse controle, você vai colocar o câmbio na posição certa, começará a andar e pronto, se você não frear, vai ao infinito e além.

 

Mas aí volta a discussão da frequente passagem de marcha, o carro automático controla automaticamente a passagem, no carro manual você precisará ficar mudando a marcha.

 

Mas no quesito controle do veículo, essa o câmbio manual ganhou.

 

Câmbio automático 1 x 1 Câmbio manual

 

> Manutenção e durabilidade da vida útil

 

E aí? Qual é o melhor?

 

Vou dividir em dois tópicos.

 

– Manutenção

 

As peças que estão por dentro do câmbio automático são muito mais específicas e mais desenvolvidas do que as peças do câmbio manual e isso faz com que não seja qualquer mecânico que vai saber mexer com o seu carro e isso pode encarecer e muito a manutenção, já que você precisará ir às especializadas.

 

Ponto para o câmbio manual que possui linhas gerais de montagem e por isso há uma maior demanda para os seus serviços.

 

– Durabilidade

 

Dizem que uma boa manutenção aumenta a vida útil do carro. Mas um carro que não precisa de manutenção também tem uma vida útil bem longa.

 

Indo na contra mão da manutenção, o frequente erro na passagem de marcha e o ato de ficar forçando a marcha podem reduzir o tempo de vida do carro e se fazer necessário a manutenção do câmbio ou até mesmo a troca.

 

E quando o câmbio é automático isso não acontece, pois o câmbio foi programado para uma alta performance e nenhuma montadora vai preparar o câmbio para que ele quebre depois de um tempo sem nenhum motivo não é?

 

Então o ponto vai para o câmbio automático.

 

Câmbio automático 2 x 2 Câmbio manual

 

 

Nada melhor do que um empate não é? Fica para você decidir o que vai querer câmbio manual ou câmbio automático?

 

Uma informação importante, se comprar um carro e quiser trocar o câmbio, é melhor que troque de carro, pois trocar só o câmbio te custará uma pequena fortuna e as chances de você ter vários problemas no futuro são muito altas.

 

Boa escolha e até o próximo artigo!