Turbo para carros como funciona.

Qualquer pessoa que goste de carro, curte pelo menos um dos sete filmes da franquia velozes e furiosos e se você curte velozes e furiosos é porquê você é apaixonado por velocidade e desempenho máximo do motor.

 

Pensando nisso, estou fazendo esse artigo para explicar como funciona o turbo do motor, dizer se é bom ou não colocar no seu carro, enfim, vou te tirar todas as dúvidas sobre o Turbo.

 

Antes de começar a explicar como funciona, você precisa saber quais são as partes do turbo.

 

Ele é formado por dois rotores que estão dentro de câmeras projetadas que possuem formato de caracóis. Os rotores vão sempre girar na mesma velocidade e estão ligados por um eixo.

 

O Turbo pode ser dividido em duas partes:

 

> Parte Fria: Um dos rotores está contido nessa parte e é responsável pelo sistema de admissão de ar, nessa parte ele também é chamado de compressor.

 

> Parte Quente: Se um rotor está na parte fria, o outro está na parte quente e fica ligado ao escapamento.

 

 

  • Como funciona?

 

O turbo é responsável por aumentar a aumentar a potência e o desempenho do motor, sem precisar aumentar o tamanho do mesmo, por isso o turbo melhora o rendimento volumétrico, que é um sistema responsável por colocar mais ar dentro dos cilindros.

 

Você Sabia? Um escapamento de um motor que possui a combustão interna, pode se transformar em uma grande fonte de energia calórica e mecânica se os os gases forem expelidos em alta velocidade e temperatura.

 

A energia que é gerada por esses gases, chamada de cinética, se torna responsável por impulsionar a parte fria do turbo e consequentemente o outro rotor também, já que estão interligados por um eixo.

Para a parte fria funcionar, ela utiliza a energia do escapamento e o ar atmosférico e os leva para dentro do cilindro e assim você terá mais torque e potência no seu motor.

 

 

Quanto custa a instalação de um turbo e o kit também?

 

Claro que isso vai variar de marca para marca e de profissional para profissional, mas fazendo uma pesquisa rápida, você não irá gastar menos de 1,200 reais e mais de 3,000 reais.

 

O Turbo diminui a vida útil do motor?

 

Por ser algo que não vem de fábrica, ou seja, o motor não deveria estar preparado para isso, então pode sim agredir e diminuir a vida útil do seu motor. Mas tudo dependerá do seu uso, se você acelerar o máximo para frear a 30 metros não vale a pena frear, isso só vai gastando o motor entende?

 

O consumo de combustível aumenta?

 

Sempre é válido fazer essa pergunta, até porquê estamos no meio de uma crise e economizar é sempre bom. Mas a resposta é parecida com a anterior, vai depender do seu pé, se ele for pesado, ou seja, se você gosta de acelerar, com certeza o consumo ficará maior do que já era (e provavelmente já era alto), então você deve fiscalizar um pouco o seu modo velozes e furiosos.

 

 

Espero ter conseguido acabar com todas as suas dúvidas.

 

Tem alguma sugestão de artigo? Tem alguma crítica? Pode deixar nos comentários abaixo, te responderei o mais rápido possível.

 

Gostou? Curte aí e compartilha com seus amigos!

 

Até o próximo artigo!